World Community Grid

Buscapé

Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 1 de maio de 2007

Enlouquecido por saber


A Scholar - 1631 - Rembrandt van Rijn
Cada vez que entro na Internet fico mais louco do que já sou. Primeiro me deparo com a relação de toda a obra de Machado de Assis e vejo que li apenas uns poucos livros, mais adiante esbarro em Shakespeare, e percebo o quão ignorante sou. Depois vem Hemingway, Proust, Oscar Wilde, Lima Barreto, Fernando Pessoa, Gregório de Matos!

Minha nossa! O que andei fazendo esse tempo todo? E agora? Não dá para ler tudo de uma vez. Estou lendo Aluísio Azevedo, mas pensando em Machado de Assis. E as maravilhas que me falam de Spinoza, como ficam?

O que devo deixar para depois? Qual a prioridade? Pronto. Descobri. Acabei de encontrar uma lista. É de Mindlin. São quase 100 obras que ele recomenda. Vou passando os olhos. Alguns já li, outros tentei. Confesso que alguns julgo que estão além da minha maturidade literária e prefiro deixar para depois. O rol está ao fim do blog - lá embaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos, eu consegui vencer esse "trauma" transferindo o peso de minha consciência para as minhas estantes!...

Nunca teremos vida o bastante para ler tudo o que deveria - ou mereceria ser lido. Isso é assustador, mas muito confortante, também. Imagine se só nos restassem os romances de auto-ajuda? Todos os dias agradeço a Deus por Machado de Assis, Balzac, Dostoiévski, Proust...terem escrito tanto!