Cada vez que entro na Internet fico mais louco do que já sou. Primeiro me deparo com a relação de toda a obra de Machado de Assis e vejo que li apenas uns poucos livros, mais adiante esbarro em Shakespeare, e percebo o quão ignorante sou. Depois vem Hemingway, Proust, Oscar Wilde, Lima Barreto, Fernando Pessoa, Gregório de Matos!
Minha nossa! O que andei fazendo esse tempo todo? E agora? Não dá para ler tudo de uma vez. Estou lendo Aluísio Azevedo, mas pensando em Machado de Assis. E as maravilhas que me falam de Spinoza, como ficam?
O que devo deixar para depois? Qual a prioridade? Pronto. Descobri. Acabei de encontrar uma lista. É de Mindlin. São quase 100 obras que ele recomenda. Vou passando os olhos. Alguns já li, outros tentei. Confesso que alguns julgo que estão além da minha maturidade literária e prefiro deixar para depois. O rol está ao fim do blog - lá embaixo.
terça-feira, 1 de maio de 2007
Enlouquecido por saber
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Carlos, eu consegui vencer esse "trauma" transferindo o peso de minha consciência para as minhas estantes!...
Nunca teremos vida o bastante para ler tudo o que deveria - ou mereceria ser lido. Isso é assustador, mas muito confortante, também. Imagine se só nos restassem os romances de auto-ajuda? Todos os dias agradeço a Deus por Machado de Assis, Balzac, Dostoiévski, Proust...terem escrito tanto!
Postar um comentário